domingo, 10 de outubro de 2010

Silva Lopes Papagaio travestido de socialista


Há papagaios arraçados de tudo. De legumes de todas as qualidades e de animais de todas as espécies. O Silva Lopes papagaio, manhoso como uma raposa e mal cheiroso como um rato dos canos, é um deles. De facto, quem diria que este míope, mal vestido e com ar de trolha, tinha a boca tão grande e tão nojenta como a de um insaciável hipopótamo.
É certo que a sua competência em acumular tachos e a enfardar euros, os mesmos que ele considera mal empregues com os inúteis funcionários públicos, advém da visibilidade que outros papagaios lhe têm dado, designadamente aqueles que estão ligados ao conhecido movimento de intelectuais que adoptou a sigla PS, apesar da designação ser um pouco mais comprida: ESTAMOS AQUI PARA SACAR.
Mas este papagaio, tão popular nas televisões e nos jornais, merece. Sobretudo porque bastas vezes tem chamado a atenção para os desmandos de quem tem governado este zoo (como se ele por lá não tivesse andado no tempo do papagaio de todos os papagaios que nos trouxe o FMI para pôr em ordem o seu desgoverno). E merece também porque, fresco que nem um pêro de 77 anos de idade, se disponibilizou para participar na renovação do quadro envelhecido da administração das Renováveis. Afinal, para juntar às várias reformas de subsistência que possui e às pequenas indemnizações que tem recebido, o tratante só vai beneficiar de mais uma maquia irrelevante, com a vantagem de que não precisará de lá estar muito tempo para ter direito ao subsídio de inserção social. E a causa é verdadeiramente nobre porque se tornou urgente renovar o sucesso estrondoso da Empresa De Pilas Renováveis, o ex-líbris do papagaio que vive em S. Bento, ou seja, a empresa que, ao espalhá-las por todos os montes do Zoo, acabou por pôr em causa o voo da passarada e de sobreaviso a restante bicharada. Assim, se tudo correr como está previsto, os tolos que lá meteram as economias ficarão sem elas, o que está certo, até porque todos devemos acreditar e investir desinteressadamente na renovação da nossa economia, e o competente Silva Lopes papagaio ocupará mais um importante lugar na hierarquia da maior e mais organizada quadrilha de papagaios que passou por este jardim zoológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário